quarta-feira, 7 de agosto de 2013

5º Clube do Livro "Edgard Cavalheiro" - Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)

"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver, dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas".

Martin Claret - 2012
Com a frase de abertura do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas se iniciou o último encontro do Clube do Livro "Edgard Cavalheiro". E não faltaram elogios ao escritor Machado de Assis (1839-1908) durante o encontro realizado na noite do dia 27 de julho. Discutindo sobre o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, publicado originalmente em 1881, os membros reforçaram a importância de Machado de Assis para o cenário literário do país.

Entre os membros que elogiaram o escritor e sua obra, o professor Paulo Romão definiu a obra de Machado de Assis como "sensacional", enquanto o escritor José Geraldo Motta Florence afirmou que "Machado de Assis quis marcar a ruptura do romantismo e por isso foi tão marcante". "(Em Memórias Póstumas de Brás Cubas ainda) sobrou características do romantismo e também características do que era moderno na época", disse ainda o escritor pinhalense.

Após comentários sobre o escritor e sua obra, os membros debateram sobre a história de Brás Cubas, um personagem emblemático que resolve contar sua história após a sua morte, o que é visto por muitos como prova da genialidade de Machado de Assis. Também é uma forma de discutir a vida e a morte, o que gerou uma discussão sobre a diferença entre um defunto-autor e um autor-defunto, algo comentado pelo próprio Brás Cubas ao longo da obra.

A ironia do narrador-personagem em relação a sociedade da época e a personalidade de toda a população também foi comentado, além da inutilidade que o personagem dá a determinados capítulos. A conclusão chegada é a de que nada é inútil, como o personagem sugere, mas apenas passa mensagens nas entrelinhas.

O estilo de narrativa e a linguagem arcaica foram lembradas de uma forma que não desprezou a qualidade de Memórias Póstumas e sua importância, que revela a história de um homem que não deixou filhos para não criar um novo sofredor.

Aproveitando do mês do folclore, ficou decidido que o tema do próximo encontro será literatura fantástica e maravilhosa, sendo possível portanto abordar uma infinidade de subgêneros literários. O encontro será realizado na noite do dia 24 de agosto, às 19h30, no prédio da Associação Cultural Antônio Benedicto Machado Florence.

Confirme presença no evento clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário